top of page

Olá,

Eu sou o editor Jura Arruda e vou guiar você pelas próximas linhas.

Se você procurar na internet, vai achar muitos serviços para o autor independente. Entre eles, empresas sérias e outras (muitas!) que encontraram um nicho para ganhar dinheiro  às custas da ilusão de quem quer ver um livro publicado. Abaixo, eu abro o jogo, falo das possibilidades de publicação e do cenário real para quem está investindo na área literária.

Os passos para publicação

Nós atendemos o escritor independente desde 2014, temos mais de 200 títulos publicados em diversas áreas. Durante o tempo, fomos aprimorando nosso processo, identificando as principais demandas dos autores independentes e observando como o mercado literário caminhou até os dias de hoje. Isso nos possibilita oferecer serviços de editoração com qualidade e, principalmente, buscar em cada projeto sua essência e suas possibilidades mercadológicas.

 

Levando na conversa
 

Olá, Areia, estou escrevendo e preciso de um olhar profissional sobre meu original.

Areia -  Que ótimo! Você deu o primeiro passo. Sabia que muitas pessoas vão deixando pra depois e acabam deixando pra lá? Você provavelmente já sabe onde quer chegar, mas talvez não saiba ainda o caminho. Nós já percorremos alguns e podemos auxiliar no seu trajeto. Para começo de conversa, evite o "Vou publicar do jeito que está", é um grande erro. Seu original precisa ter coerência, um bom enredo, pesquisa e, sobretudo, originalidade, seja na forma ou conteúdo. E tudo isso envolvido por uma escrita fluida e agradável. 

Nós avaliamos seu material e indicamos quando há necessidade

de fazer ajustes para deixá-lo, de fato, publicável.

 

Eu quero ter lucro. Andei fazendo umas contas...

 

Areia - Opa! Calma com o andor. Sim, é possível obter lucro, mas isso demanda um planejamento muito bem feito que vai além do livro e da publicação. Evite optar por "serviços muito baratos" ou com a ajuda de um amigo, do filho ou do sobrinho que "mexe com isso". Há uma certa ciência em compor uma obra, escolher a capa, o tipo de papel e até o formato do livro. Desconfie de quem consegue cobrar "tão barato que você nem acredita".

Se é seu primeiro livro, é preciso entender que a primeira obra, exceto em casos raríssimos, tem que ser vista como um investimento. Ele tem que se espalhar pela cidade, estado, país. Para isso, talvez seja preciso praticar um preço de capa menor. Acredite, vale mais a pena vender 15 livros e receber 450 reais do que ganhar o mesmo valor pela venda de apenas 10. Você vai dizer que a matemática não fecha. Mas quem disse que é só matemática? Vender 50% de livros a mais te leva 50% mais longe.

Não queremos criar ilusões

que serão desfeitas tão logo os exemplares cheguem.

Indicaremos caminhos para dar à obra visibilidade e

consolidar metas possíveis. 

Pode me dar exemplos?

Areia - Bem, isso nos leva a falar sobre estratégias de divulgação e vendas. Não deixe para divulgar seu livro quando os exemplares chegarem. Crie um vínculo com seu público, vá dando notícias, pequenos spoilers, contando curiosidades e até mesmo abrindo algumas dúvidas sobre o enredo, personagens ou pesquisa. Avise quando o livro estiver em revisão, editoração, ilustração... crie expectativas e crie uma campanha de pré-venda.

Ao trabalhar com o autor(a) independente, nós deixamos

claro que não oferecemos os serviços de distribuição

das grandes editoras, e que tanto os direitos autorais quanto

comerciais serão, sempre, do(a) escritor(a). Isso fica muito claro

no nosso contrato de "prestação de serviços".

 

E como funciona o serviço de vocês, quais etapas?

 

Areia - Antes de iniciarmos a fase de editoração, avaliamos seu material, observando qualidade, ineditismo e mercado. Orientamos sobre o plano de marketing para que a divulgação se inicie. Enquanto isso, a editoração passa pelas etapas de revisão sensível, ortográfica e gramatical, projeto gráfico e capa, diagramação, catalogação do ISBN, confecção da ficha catalográfica, fechamento do arquivo e acompanhamento de todo o processo de impressão (negociação com pelo menos três gráficas em busca de melhor preço, priorizando, sempre, a qualidade; preparação  de boneco ou prova de cor; aprovação final com o autor e impressão da primeira tiragem).

Poderíamos entregar seu livro em tempo recorde,

mas sabemos o quanto isso afeta a qualidade.

Preferimos trabalhar com um prazo que nos permita

a pesquisa e o carinho. Se não houver ilustrações,

entregamos seu livro num prazo entre 2 e 3 meses.

Há outras formas de venda? 

Areia - Sim, além da venda feita pelo próprio autor, que lhe garante 100% do valor, há outras possibilidades: uma delas é preparar um e-book, trabalhamos especificamente com a plataforma Kindle, que representa a maior fatia do mercado mundial de livros digitais. Orientamos sobre cadastro, postagem e campanhas de venda.

Também trabalhamos com venda por demanda. Essa forma é muito interessante porque o autor não precisa  investir na impressão em gráfica, contudo, a obra só vai vender se você estiver muito atuante na divulgação. Não espere que seu livro, em meio a milhões, seja percebido e gere interesse. 

Independente da escolha do formato de seu livro 

e da escolha da plataforma de venda, tenha em mente

que você precisa fazer barulho, dar a cara, convencer.

Um escritor independente só é escritor enquanto escreve,

depois precisa se transformar em vendedor, marqueteiro, comunicador...

Diante disso tudo aí, vocês devem cobrar uma fortuna.

Areia - Adoraríamos. Mas, como falamos acima, temos a responsabilidade da franqueza e da honestidade, não somos uma editora caça-níqueis, você pode ter certeza quanto a isso. Fazemos uma composição de preço utilizando como base o mercado nacional, mas adequamos à realidade regional. Nosso valor é justo e, na maioria das vezes, até abaixo do mercado. Além disso, oferecemos facilidades de pagamento.

Se você quiser conversar mais, atendemos pelo

WhatsApp (47) 99706-6260,

das 9 às 17 horas, de segunda a sexta.

Podemos nos encontrar também pessoalmente.

Regado a um cafezinho, então, adoramos!

Como nossa equipe trabalha no sistema Home Office,

agendamos encontros nas cafeterias de Joinville, cidade-sede da Areia.

Isso nos faz sentir como se tivéssemos muitos escritórios,

uma pequena ficção, que é muito nossa praia.

Se convenceu e quer enviar seu original? 

bottom of page