top of page
  • Foto do escritorAreia

Nunca é tarde para sonhar

Atualizado: 4 de mai. de 2023

Escritora joinvilense Else Sant'Anna Brum lança novo livro infantil às vésperas de completar 87 anos.

A escritora joinvilense Else Sant'Anna Brum apresenta seu sétimo livro infantil no próximo sábado (06/05), em evento na Biblioteca Pública Municipal Pref. Rolf Colin, em Joinville. "Histórias de Sonho e Despertar" (Editora Areia, 56 páginas, 2023) chega ao mundo às vésperas de a autora completar 87 anos de uma vida dedicada à educação e à literatura, com uma nova coletânea de contos divertidos e inspiradores.


Nesta obra, Else reúne cinco histórias publicadas no jornal "A Notícia" nos anos 2000 e 2010, época em que mantinha uma coluna periódica no suplemento infantil "Ciranda". Nesta coletânea, ela apresenta aos jovens leitores conhecimentos pré-históricos em "O Dinossauro do Capoeirão", fala sobre as engenhosidades possíveis para a realização dos objetivos em "O sonho de um velho peixe" e brinca com a imaginação em "Quem Canta os Males Espanta", "Jujuba e Picolé" e "A História que Jujuba Contou".


"Estou resgatando as histórias em livros, para não deixá-los esquecidos em páginas de jornal que não podem mais ser lidas. E o conto é sempre atual, então mesmo que tenham sido escritos há uma década, podem ser lidos da mesma forma ainda hoje˜, explica a autora.


A trajetória de Else na literatura infantil iniciou nos anos 1980 quando ela, já com uma carreira consolidada na educação – foi professora alfabetizadora e diretora de escolas públicas municipais de Joinville – conquistou uma premiação em um concurso do Governo do Estado de Santa Catarina e publicou "Miguelito Pirulito". Em 1992, publicou seu maior sucesso, "Cri-Cró", seguido por "Retetéu" (1994) e "Serelepe" (1994).


O trabalho de "salvaguardar" sua obra tem feito com que os últimos anos tenham sido intensos na carreira da escritora. Ela lançou "Cri-Cró e outras Histórias" em 2019 e "1, 2, 3... Era uma Vez" em 2022, ambos pela Editora Areia, de Joinville, e com ilustrações de Michelline Móes, que volta a ser responsável por dar forma aos personagens nesta nova obra.


E Else não pensa em parar: além dos contos já editados para o antigo suplemento do jornal A Notícia, há muitas histórias ainda não publicadas que ela pretende lançar em coletâneas nos próximos anos. Enquanto isso, se prepara para a Feira do Livro de 2023, em junho, período em que aproveita para reencontrar antigos alunos e leitores, que muitas vezes levam filhos e até netos para conhecer a mulher que os fez amar a literatura. Mesmo atravessando gerações, seus livros seguem sendo sucesso de vendas.


"O segredo é gostar de contar histórias para criança e saber levá-la para o mundo da fantasia. Não existe criança que não goste de histórias, mas não adianta contar aquilo que ela já vê todo dia. É necessário ir além, e criar um mundo de imaginação, seja com a aparição de um dinossauro na vizinhança ou com peixes que falam", analisa.


No sábado, o evento de lançamento ocorre a partir das 10 horas, na sala de literatura infantil da Biblioteca Pública de Joinville. A tradicional contação de histórias que ocorre no espaço será realizada com um momento especial, em que um dos contos de "Histórias de Sonho e Despertar" também ganhará encenação. A autora também estará autografando os livros e recebendo os leitores.


Serviço:


Lançamento de "Histórias de Sonho e Despertar", de Else Sant'Anna Brum

Quando: sábado, 6 de maio, a partir das 9 horas.

Onde: Biblioteca Pública Municipal Pref. Rolf Colin (Rua Cmte. Eugênio Lepper, 60)

Quanto: a participação no evento e na contação de histórias é gratuita. O livro estará à venda por R$30,00.

96 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page